quarta-feira, 24 de junho de 2015

Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC


O uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na escola carrega em si mesmo as contradições da sociedade contemporânea. Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Assim, o uso da TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar à criação de uma sociedade mais justa e igualitária.
A metáfora de “rede” considera o conhecimento como uma construção decorrente das interações do homem com o meio. À medida que o homem interage com o contexto e com os objetos aí existentes, ele atua sobre esses objetos, retira informações que lhe são significativas, identifica esses objetos e os incorpora à sua rede, transformando o meio e sendo transformado por ele.
O uso da TIC na criação de rede de conhecimentos traz subjacente a provisoriedade e a transitoriedade do conhecimento, cujos conceitos articulados constituem os nós dessa rede, flexível e sempre aberta a novas conexões, as quais favorecem compreender "problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais" (MORIN, 2000, p. 14).
Com o uso da TIC e da Internet, pode-se navegar livremente pelos hipertextos de forma não sequencial, sem uma trajetória predefinida, estabelecer múltiplas conexões, tornar-se mais participativo, comunicativo e criativo, libertar-se da distribuição homogênea de informações e assumir a comunicação multidirecional com vistas a tecer a própria rede de conhecimentos.
As conexões dessa rede surgem sem determinações precisas, incorporam o acaso, a indeterminação, a diversidade, a ambiguidade e a incerteza (MORIN, 1996). Trata-se de uma constante abertura a novas interações, ao desafio de apreender a realidade em sua complexidade, em busca de compreender as múltiplas dimensões das situações que são enfrentadas, estabelecer vínculos (ligações) entre essas dimensões, conectá-las com o que já conhece (nós), representá-las, ampliá-las e transformá-las tendo em vista melhorar a qualidade de vida.
Na rede, aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar elos (nós e ligações) entre parte e todo, unidade e diversidade, razão e emoção, individual e global, advindos da investigação sobre dúvidas temporárias, cuja compreensão leva ao levantamento de certezas provisórias ou a novos questionamentos (FAGUNDES, 1999) relacionados com a realidade.
O homem apreende a realidade por meio de uma rede de colaboração na qual cada ser ajuda o outro a desenvolver-se, ao mesmo tempo que também se desenvolve. Todos aprendem juntos e em colaboração. "Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" (FREIRE, 1993, p. 9).
Aprender em um processo colaborativo é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca e ao fazer por si mesmo (SILVA, 2000). As informações são selecionadas, organizadas e contextualizadas segundo as
necessidades e os interesses momentâneos do grupo, permitindo estabelecer múltiplas e mútuas relações e recursões, atribuindo-lhes um novo sentido, que ultrapassa a compreensão individual.

Tecnologias na escola

O grupo que trabalha em colaboração é autor e condutor do processo de interação e criação. Cada membro desse grupo é responsável pela própria aprendizagem e corresponsável pelo desenvolvimento do grupo.
Por meio de interações favorecidas pela TIC, cada participante do grupo confronta sua unidade de pensamento com a universalidade grupal, navega entre informações para estabelecer ligações com conhecimentos já adquiridos, comunica a forma como pensa, coloca-se aberto para compreender o pensamento do outro e, sobretudo, participa de um processo de construção colaborativo, cujos produtos decorrem da representação hipertextual, comunicação, conexão de ideias no computador, levantamento e teste de hipóteses, reflexões e depurações.
Nessa abordagem, a educação é concebida como um sistema aberto, "com mecanismos de participação e descentralização flexíveis, com regras de controle discutidas pela comunidade e decisões tomadas por grupos interdisciplinares" (MORAES, 1997, p. 68).
Tecer redes de conhecimento na escola significa assumir a ótica da interação e da colaboração entre alunos, professores, funcionários, dirigentes, especialistas e comunidade. Nessa perspectiva, o professor trabalha junto com os alunos e os incentiva a colaborarem entre si, o que favorece:

"uma mudança de atitude em relação à participação e compromisso do aluno e do professor, uma vez que olhar o professor como parceiro idôneo de aprendizagem será mais fácil, porque está mais próximo do tradicional. Enxergar seus colegas como colaboradores para seu crescimento, isto já significa uma mudança importante e fundamental de mentalidade no processo de aprendizagem" (MASETTO, 2000, p.141).

 Assim, as interações entre as pessoas que se envolvem na criação dos nós de suas redes de conhecimento propiciam as trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam e criam produtos ao mesmo tempo que se desenvolvem. Cada ser retira do hipertexto as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e transforma-as em uma nova representação hipertextual; ao mesmo tempo que se transforma, volta a agir no grupo transformado e transformando o grupo.
Redefine-se o papel do professor: "mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender (...), concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem" (PERRENOUD, 2000, p. 139),9 cuja mediação propicia a aprendizagem significativa aos grupos e a cada aluno. Dessa forma, pode-se mobilizar os alunos para a investigação e a problematização, alicerçados no desenvolvimento de projetos, na solução de problemas, nas reflexões individuais e coletivas, nos quais a interação e a colaboração subsidiam a representação hipertextual do conhecimento.
Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Diz respeito a levantar ou incentivar a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos a seguir na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
Criar ambientes de aprendizagem com a presença da TIC significa utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua.
O professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la, visando explorar as potencialidades pedagógicas da TIC em relação à aprendizagem e à consequente constituição de redes de conhecimentos.
A aprendizagem é um processo de construção do aluno – autor de sua aprendizagem –, mas nesse processo o professor, além de criar ambientes que favoreçam a participação, a comunicação, a interação e o confronto de ideias dos alunos, também tem sua autoria. Cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação do aluno, assim como a interação que gera a coautoria e a articulação entre informações e conhecimentos, com vistas a construir novos conhecimentos que levem à compreensão do mundo e à atuação crítica no contexto.

Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos

O professor atua como mediador, facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal. Ao mesmo tempo em que exerce sua autoria, o professor coloca-se como parceiro dos alunos, respeita-lhes o estilo de trabalho, a coautoria e os caminhos adotados em seu processo evolutivo. Os alunos constroem o conhecimento por meio da exploração, da navegação, da comunicação, da troca, da representação, da criação/recriação, organização/ reorganização, ligação/religação, transformação e elaboração/reelaboração.
A incorporação da TIC na escola favorece a criação de redes individuais de significados e a constituição de uma comunidade de aprendizagem que cria sua própria rede virtual de interação e colaboração, caracterizada por avanços e recuos num movimento não linear de interconexões em um espaço complexo, que conduz ao desenvolvimento humano, educacional, social e cultural.
O movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimento propicia ultrapassar as paredes da sala de aula e os muros da escola, rompendo com as amarras do estoque de informações contidas nas grades de programação de conteúdo. Dessa forma, parcela significativa desse contingente de analfabetos (de fato ou funcionais) poderá desenvolver a capacidade de utilizar a TIC na criação de suas redes de conhecimento, superando um grande obstáculo para a construção de uma sociedade mais justa, ética e humanitária.
Para incorporar a TIC na escola, é preciso ousar, vencer desafios, articular saberes, tecer continuamente a rede, criando e desatando novos nós conceituais que se inter-relacionam com a integração de diferentes tecnologias, com a linguagem hipermídia, as teorias educacionais, a aprendizagem do aluno, a prática do educador e a construção da mudança em sua prática, na escola e na sociedade. Essa mudança torna-se possível ao propiciar ao educador o domínio da TIC e o uso desta para inserir-se no contexto e no mundo, representar, interagir, refletir, compreender e atuar na melhoria de processos e produções, transformando-se e transformando-os.
Todas essas mudanças que insidem nas práticas de leitura e escrita, na composição do letramento digital encaminham a reflexão sobre a expressão da maleabilidade do digital e nos remete a direcionar essa reflexão ao campo educacional, uma vez que perpassa as relações do sujeito com o acesso dos instrumentos mediadores de informações e a repercussão na produção do conhecimento.
Definitivamente a escola continua a ostentar um papel de grande importância na formação letrada do sujeito, amplamente preocupada em abraçar o letramento digital. A palavra, seja na escrita ou na leitura, terá sempre o lugar de destaque no pódio do processo de ensino e aprendizagem, em companhia dos gestos, das emoções, dos vários instrumentos de apoio, somados agora ao uso do computador.
O que as TIC podem trazer com contribuição efetiva à evolução do letramento é o emprego das múltiplas linguagens hipermidiáticas para a representação do próprio pensamento associado com a recuperação instantânea e a leitura de textos e hipertextos produzidos por si mesmo ou pelo outro, para o diálogo de idéias, a reconstrução do pensamento a partir do pensamento explicitado pelo outro, a análise da própria representação com a possibilidade de reelaboração. Emerge uma nova concepção do erro como objeto de análise, revisão e reformulação, cuja compreensão pode levar à evolução e a à aprendizagem. (ALMEIDA, 2005, p.183184)


Referências

FAGUNDES, L. C., SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos Informática para a Mudança em Educação. MEC/Seed/ ProInfo, 1999. Disponível na web: http://www.proinfo.mec.gov.br
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MORAES, M. C. O Paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In MORAM, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A . Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PERRENUOD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Texto integral
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. MEC, 2008. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/popups/m1_e2_pop_TecnologiaNaEscola.html



35 comentários:

  1. Janayna - RA 51512041.: As múltiplas linguagens e ferramentas que permeiam as TIC permitem uma discussão mais ampla e a concretização de conhecimentos de forma mais efetiva. Por possibilitar o compartilhamento de conhecimentos e uso de diversas mídias, torna-se uma maneira eficiente de envolver e incluir os alunos de uma forma mais motivadora, pois as visões e interpretações individuais quando expostas, contribuem para a aquisição de novos pontos de vista sobre um mesmo objeto de estudo. Cabe ao professor utilizar os recursos de forma inteligente e produtiva, mediar as discussões de forma que os alunos entendam que opiniões diferentes existem para serem respeitadas, conversadas e repensadas, não discriminadas.

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  2. Ana Paula Salles - R.A. 51514335: A leitura desse texto é bem interesse, basicamente um complemento da aula de hoje 27/06. Acrescentou-me muita informação, aliás bem relevantes para a prática profissional. Possuía uma outra visão sobre o assunto, durante o curso de graduação não foi abordada a disciplina.
    Acredito realmente que o professor precisa se atualizar em relação a tudo que beneficie suas aulas e o aprendizado dos alunos e o uso da TIC quando bem utilizada auxilia o professor no desenvolvimento de novas práticas e também na aquisição dos alunos de novos conhecimentos.

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  3. Karina Aires dos Santos

    O uso das tecnologias de informação entra em contradição com o sistema atual de ensino baseado em conteúdos como grades e verificação dos mesmos em provas e trabalhos desvinculados da realidade em que o papel do professor é dar tarefa e ensinar. Com a inserção das TIC em sala de aula a postura do aluno quanto ao conhecimento que vai ser executado muda e ele começa a estabelecer uma rede de conhecimento em que é necessário selecionar informações, ter acesso a informações gerais ou especificas pelos hipertextos e se posicionar com flexibilidade, pois sabe que o conhecimento é transitório e necessita sempre estabelecer novas conexões. Este processo de aprendizagem ocorre por meio da colaboração em que o professor é mediador é sua função é fazer o aluno aprender, concentrar-se na criação ( criatividade), em gestar a sua sala de aula e regular as situações de aprendizagem, pois para o educando fica a cargo o descobrir o significado, elaborar sínteses, e criar conexões, elos e nós que façam ele criar novas ferramentas de aprendizagem. Mas para esse processo ser efetivado é necessário que os celulares ou as salas de informática das escolas não sejam vilões ou encaradas como brinquedos e que o professor tenha autonomia para manejar e entender o uso desses aparelhos e outros na escola.

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  4. Cássia Lima - R.A 51515399: O texto retrata a realidade atual do mundo digital, onde estamos o tempo todo em contado com as TIC. Na educação, o professor deve propor o uso das novas tecnologias como ferramenta de apoio em sua pratica educacional. Ampliando as possibilidades de inseri-los nesse contexto digital.

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  5. Anita Michele (RA51515623) A importância da abordagem nesse assunto, é muito pois há muitas pessoas/profissionais que ainda resistem aos avanços tecnológicos. Claro muitas vezes por acharem que não têm capacidades para apreenderem,por pura preguiça e até mesmo medo. Mas a verdade que vivemos na era digital. Tudo é digital. Então, devemos ter consciência e saber usar as ferramentas tectonológicas, como ferramentas prazerosas para aprendizagens de nossos alunos. Ter consciências de seus conhecimentos prévios e possibilitar a aprendizagem com entusiasmo.

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  6. No mundo atual as TIC são de suma importância na vida escolar do aluno, do professor e na sociedade.
    Mas sabendo utilizar essa tecnologia de maneira que nos favoreça como a busca de informações e utilidades que nos ajude no dia a dia.
    Nós devemos sempre estar ligados e atualizados em questão da tecnologia, para nos adaptar ao que mundo que nos exige, dentro da compreensão e utilização dos novos equipamentos em geral. E o professor como facilitador e principalmente mediador do conhecimento, deve compreender esse processo de evolução como um instrumento de exploração e troca de saberes para ser usado em sala de aula, de maneira coerente e para um melhor entendimento dos alunos.

    Bárbara Cristina Costa Pires RA: 51422212

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  7. Winnie.

    Inserir-se na sociedade de informação não se trata de somente ter acesso as TIC mas sim, saber utilizá-las de modo que contribuam positivamente para aquisição de conhecimentos, solução de problemas, troca de informações e conhecimentos etc. Essa interação do homem com o meio foi denominada "rede" onde se interage com o meio, retira-se informações significativas e as incorpora a rede transformando e consequentemente sendo transformado pelo meio. As redes de informações ajudam na construção de conhecimentos visto que relacionando-se entre si os homens apreendem uns com os outros através de troca de informações o que se constitui uma "rede de colaboração".
    O individuo que faz parte de um grupo que trabalha através da rede de colaboração exerce duas funções: o de autor e leitor. Autor pois é condutor do processo, e leitor que de certa forma torna-se também aluno visto que as trocas resultarão em aprendizado para o mesmo.
    Essa perspectiva dentro do ambiente escolar é extremamente eficaz pois gera um regime de colaboração entre professores, alunos e demais participantes do processo escolar. Nessa perspectiva o professor torna-se mediador do processo descaracterizando a ideia de que o professor é o detentor de todo conhecimento e atribuindo o papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem ao seu verdadeiro dono, ou seja, o educando.
    Desta forma, os alunos constroem o conhecimento por meio de exploração,navegação, criação, troca e recriação.
    A inserção das TIC no ambiente escolar, oferece aos indivíduos a oportunidade de aprender através de uma comunidade que cria sua própria rede de interação e aprendizagem, construindo em regime de colaboração seus conhecimentos que conduzirão ao seu desenvolvimento educacional, social e cultural.

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  8. Letícia

    Nosso mundo foi repaginado e hoje vivemos em uma Era onde as tecnologias digitais possuem o poder de tornar um sujeito letrado e ativo. Estar distante dessas ferramentas significa tornar se marginalizado dentro de seu próprio grupo social. Neste "Novo Mundo", a liberdade oferecida pelas TIC abriu uma porta para o acesso ilimitado às informações; situação jamais vivenciada na história da humanidade. Cabe então a escola direcionar a potencialidade deste recurso a fim de que os indivíduos a utilizem para um bem maior, para si e também para os outros. O mundo tornou se mais complexo porque as várias realidades agora se cruzam neste espaço. Novas visões de mundo se apresentam. Ao mesmo tempo, o mundo tornou se menor. Todos podem estar conectados com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Qualquer informação pode ser acessada pelos computadores. O processo de Globalização alcançou o seu ápice e nem todos estão preparados para viver nesse mundo virtual. À escola agora cabe a responsabilidade de apresentar essas ferramentas como de grande utilidade para sua formação pessoal. Elas fornecem um montante de experiências que podem garantir ao aluno ampliar seu repertório de conhecimento imensamente. A possibilidade de trabalhar o conceito "conexão" traz em si mesmo a ideia de propiciar uma interação prazerosa entre os pares de forma natural e espontânea. O mundo escolar rompeu as fronteiras das salas de aula para além das fronteiras estabelecidas pelos homens.

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  9. Em um mundo globalizado e interconectado que vivemos é comum que a informação se dê em ritmo acelerado e seu acesso seja cada vez mais irrestrito. Neste contexto, nossos alunos tem cada vez mais acesso a esses meios. Neste contexto, observamos que, ao mesmo tempo que a informação se dá de forma mais rápida, ela também se dá de forma superficial. É fundamental à prática pedagógica nos tempos atuais utilizar tais recursos enquanto instrumentos de construção do conhecimento. O professor que utiliza os multimeios de forma consciente em sua prática é capaz de construir uma rede de conhecimento mais consciente entre o grupo, estabelecendo um diálogo construtivo e produtivo e, consequentemente formando cidadãos que atuem de forma reflexiva e lidem com tais informações de forma crítica.

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  10. Flavia Maria RA:51421744 . Com a TIC é importante que o professor esteja atualizado e também preparado para se trabalhar com esse novo meio de comunicação , pois é muito importante para o desenvolvimento do aluno , pois este faz com que o aluno possa ter uma ampla informação e possa criar e compartilhar novas informações , fazendo com que o mesmo seja autônomo de suas ações .

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  11. eu vejo o uso da tecnologia como uma ferramenta a mais que ajuda o professor, porquer com o uso das tic as aulas se tornam mais dinamicas. fazendo assim com que o aluno faça uso mais responsavel do seu delular em sala de aula.
    severina rosa dos Santos Giadomini

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  12. Juciane RA 51422381
    Hoje ser educador exige muito mais do que ter somente conhecimento sobre sua área específica. É preciso ser um estimulador do prazer em construir o conhecimento. O educador tem que ensinar seus alunos a pensarem, a descobrirem, a desenvolverem suas competências e habilidades. O professor do século XXI é um estimulador, motivador no desenvolvimento de habilidades e potencializado de competências nos alunos. Mas para isto, ele tem que quebrar os velhos paradigmas da escola tradicional, deixando de ser somente um transmissor de informações e inserir o aluno no meio tecnológico.

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  13. Jacqueline de Almeida Rodrigues Ferreira27 de junho de 2015 às 16:34

    Nos dias hodiernos inserir-se ao mundo atual tem sido uma grande ousadia, porém através deste meio é trazido uma nova visão de mundo, tornando um cidadão um ser mais crítico sabendo lutar pelos seus direitos. A tecnologia é um meio de ligação com o homem e a sociedade em que vive, pois nos dias atuais se busca qualificações, abrangendo uma melhoria na qualidade de vida em praticas diárias.
    Os alunos possuem um contato muito grande com todas as notícias do mundo e já chegam na classe com uma bagagem bastante enriquecida, portanto o professor mediador, deve tornar sua aula atrativa, lúdica e prazerosa, aprimorando seus conhecimentos diários e aprimorando seus conhecimentos ao mundo fora da sala de aula.

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  14. Como diz o texto em que cita Paulo Freire, o homem não se educa sozinho mas em comunhão com seus pares e mediado pelo mundo. Ou seja, no novo paradigma tecnológico, educar não se resume a receber informação mas a analisar, tratar, contextualizar e construir a sua própria visão de mundo sobre determinado assunto. É o que ocorre nas redes sociais virtuais, a informação que circula pode ser superficial ou profunda mas a escola deve intervir para que o aluno possa discernir sobre tal informação e poder opinar com segurança, alicerçado com bons argumentos e questionar de forma adequada aquilo que foi publicado por outra pessoa. Assim como na televisão e em peças publicitárias que nos dão a falsa impressão de que precisamos do que está sendo veiculado e “engolimos” aquilo como verdade incontestável. Um trabalho feito na graduação com o auxílio da professora Simone Batista vai ao encontro desse assunto. O trabalho consistia em escolher um tipo de programa televisivo (novelas, desenhos, jornalísticos, peças publicitárias) e analisa-lo sob a luz de informações como: estrutura de cenário, música, blocos comerciais, formas de comunicação e demais detalhes. Isso é um exemplo do que pode ser feito na escola e, assim, contribuir para que o discente não seja massificado mas se destaque por ter uma opinião própria sem seguir o que disse tal programa ou tal novela.
    Rafael 51515000

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  15. Thais Lauriano Ferreira R.A 51515105 Na Era da Informação, o conhecimento passou a ser um importante ativo, seja das organizações contemporâneas, seja dos indivíduos, o avanço tecnológico acabou por alterar a forma como adquirimos este conhecimento.

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  16. Thais Lauriano Ferreira R.A 51515105
    O desafio principal do uso das novas tecnologias na educação (e na reengenharia educacional como um todo) deve-se ao fato que o modelo educacional tradicional, em que o foco principal está em ensinar e não em estimular a aprender já não mais atende às necessidades educacionais.

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  17. Bruna A. F. Marinho 51515335
    Atualmente, na sociedade extremamente tecnológica em que estamos inseridos, seria impossível ficarmos alienados a essa explosão de novos conhecimentos. Estamos diante de ferramentas magníficas, que através das TIC, podemos constatar um mundo sendo aberto, um leque de opções, algo há apenas algumas décadas atrás seria impossível de se imaginar.
    Nós, como mediadores do conhecimento, não podemos estar alienados a isso, devemos estar em constante busca e aperfeiçoamento, transformando nossas aulas em atividades prazerosas para essa geração que já está inserida nesse Novo Mundo. Em contrapartida, um exemplo do poder da influência em nossa vida é a falsa sensação de termos o poder em certas publicidades e programas televisivos, o nosso papel como educador, é mostrar ao aluno, incentivá-lo a discernir tudo isso e fazê-lo ter suas próprias opiniões e conceitos.

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  18. As tecnologias de informação e comunicação trazem a oportunidade ao educando de ser seu próprio porta voz na aprendizagem em que busca saberes, formula ideias, acrescenta conhecimento, e refaz todo seu discurso quando necessário. A amplitude dessa ferramenta proporciona uma reflexão em que tudo pode ser modificado ou acrescido com novas informações e entendimentos.
    Na educação essas ferramentas são de grande valia quando orientadas, estimuladas e organizadas para nossos educandos e para tanto necessitamos estar sempre estudando novas práticas com um olhar mais além do presente.
    Anair R.Tuya
    RA 51515201

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  19. Nos dias atuais é necessário que o professor se atualize e acompanhe o surgimento das novas TICs,para que seja capaz de inserir seu alunado nesta mudança inevitável.
    O educador deve inovar sua prática,tornando suas aulas mais atraentes com uso das novas tecnologias,propondo atividades significativas e dinâmicas.As Tecnologias de Informação e Comunicação,nos fornecem uma avalanche de informações,cabe ao professor orientar seu aluno a avaliar as informações de forma crítica para transformá-las em conhecimento.
    Joelma RA-51512483

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  20. As NTic vieram para somar, é possível fazer pesquisar com mais agilidade, cabe ao professor mediar a pesquisa ensinar os alunos a filtrarem o leque de possibilidades que a internet apresenta, é possível usar os celulares e os tablets a nosso favor, eles podem baixar aplicativos como dicionários, livros, imagens, artigos de revistas, vídeos, uma infinidade de possibilidades, basta planejar as aulas com um olhar amplo, aberto às possibilidades inesgotáveis que a tecnologia nos propicia.
    O professor não é mais um mero transmissor de conhecimento, ele deve tomar para si essa máxima, afinal de contas nem mesmo o professor tem todas as respostas, hoje os alunos nos pegam com questões que não sabemos responder e vamos buscar o conhecimento onde? Na internet, em livros, mas nossos alunos também tem a sua disposição essa mesma ferramenta então, estamos fadados à extinção? Não, cabe ao professor a função de mediador, devemos expor o que há na rede e mostrar que nem tudo é fiel ou correto, saber pesquisar, quais as fontes confiáveis e assim por diante. Nosso trabalho vai muito além, somos “desvendadores” de mentes

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  21. Com as novas TIC foi criada uma rede dinâmica, por onde transitam as ideias de todo o planeta. Todas as pessoas podem participar da rede. Quando você entra em um site e dá uma opinião, modifica o nó, tornando-o mais ou menos interessante.
    SANDRA GONÇALVES.

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  22. Um dos aplicativos que facilitam nossa expressão é o blog, nele podemos publicar nossas ideias com facilidade e pedir a opinião dos visitantes. Além de leitor e consumidor de informações, cada um de nós se tornou autor e editor. Muito legal!
    SANDRA GONÇALVES

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  23. Cada vez mais, nossos alunos tem acesso as TIC. Porém, não pode se resumir apenas em acessar a internet. É preciso pensar que o uso das TIC dentro das escolas pode ser uma excelente ferramenta facilitadora, se usada de uma forma bem planejada.
    Com o uso das TIC na escola, os alunos tem a oportunidade de ser não somente ser receptores de conteúdos, mas também de participar, de interagir e principalmente de construir. O professor tem o papel de mediador e facilitador neste processo, para que possa haver essa troca, construindo uma aprendizagem de forma coletiva, criando redes de conhecimento. Este blog é um exemplo do que é falado no texto, pois aqui temos a oportunidade de trocar ideias, informações, construir e reconstruir pensamentos, e etc.

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  24. A TIC é algo que pode facilitar o ensino dos alunos com o uso por exemplo do computador e da internet, porém o professor tem que ser um mediador, deve em primeiro lugar saber como usar da melhor maneira possível a tecnologia, planejar sua aula para dar uma matéria com conteúdos proveitosos em que todos os alunos possam participar e uns com outros trocarem ideias, havendo assim informação por parte dos mesmos e comunicação sobre um determinado assunto.Através disso o aluno pode aprender sobre um tema de diversas maneiras com o auxílio do professor e da tecnologia que nos é oferecida, pois o mundo está avançando cada vez mais e devemos acompanhar essas mudanças.
    Dayane Cristina de Oliveira RA: 51514945

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  25. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, a escola deve aproveitar este recurso para atualizar, o modo de lecionar, proporcionar aos alunos a utilização de um recurso atual, moderno que fale a linguagem deles, caso contrário, a escola que não se adapta às novas realidades, ficará ultrapassada, cada vez mais distante dos alunos.
    Lais Neri Silva
    RA 51515200

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  26. Eliana Scarpa Bosso R.A. 51422161
    O uso da TIC na escola é contraditório, porque o acesso existe, mas muitos profissionais não são capacitados a usar essa tecnologia, para a busca e a seleção de conteúdos. Nesse sentido, há a necessidade de estímulos e oportunidades para a atualização constante dos docentes. Se associarmos a internet a ela, assumimos uma educação multidirecional, que tece a rede de conhecimentos, promovendo o desenvolvimento de atividades que envolvam e estimulem a participação do aluno.
    A evolução do letramento pode ocorrer com as múltiplas linguagens hipermidiáticas, produzindo uma nova concepção de análise sobre a linguagem e aprendizagem.

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  27. severina rosa dos santos giacomini ra:51421743
    nos dias atuais o uso das tic é de suma importância pois facilita o fazer pedagógico do professor mediador, tem que estar preparado para inserir seus alunos no mundo das informações midiáticas, para que juntos possam adquirir conhecimentos e produzir conhecimentos,numa relação professor-aluno onde ambos fazem parte de um grupo ou rede construindo assim ensino aprendizagem,

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  28. A tecnologia de informação e comunicação é definida como um recurso tecnológico ,tendo grande avanço educacional na educação a distância ,com o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem , sendo uma ferramenta que possibilita aos alunos momentos de interação e troca de informações e experiencias .
    SHIRLEY F QUEIROZ
    RA:51421782

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  29. Excesso de informação nem sempre significa algo positivo, por que cada individuo a interpreta de um jeito diferente. Por isso deve-se tomar certo cuidado e urgentemente educa-los a usar corretamente os múltiplos meios de informação, afim de leva-la onde haja desinformação, conteúdo onde haja suporte e significado onde haja mensagem.

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  30. O uso da tecnologia nos dias de hoje é muito importante nas salas de aulas. Se for bem aproveitada pode trazer grandes benefícios no aprendizado para o aluno e também é uma ferramenta muito importante que deve ser usada pelo professor. O professor deve sempre se atualizar porque a tecnologia está crescendo rapidamente e temos sempre que acompanha-la.

    Simoni Souza Pellini - 51422420

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  31. A tecnologia tem avacado cada vez mais e a ausência desse conhecimento nos distancia do mundo atual.
    A escola tem um papel fundamental nesse processo de aprendizagem de novas tecnologias na vida dos alunos.
    O professor deve esrtar atento, atualizado e fazer uso dess novas tecnologias como apoio em seu trabalho.
    Aline Cardoso
    RA -51513001

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  32. O avanço da tecnologia contribui para que as informações sejam cada vez mais rápidas e cheguem a nós de uma forma mais atualizada .Sendo assim, o uso das tecnologias na área da educação vem ao encontro das necessidades de de conhecimentos de todos os estudantes, para que os mesmos possam participar efetivamente em sociedade e poderem exercer seus direitos e deveres cotribuindo para uma melhor qualidade de vida.
    Sheila Roberta

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  33. O avanço da tecnologia contribui para que as informações sejam cada vez mais rápidas e cheguem a nós de uma forma mais atualizada .Sendo assim, o uso das tecnologias na área da educação vem ao encontro das necessidades de de conhecimentos de todos os estudantes, para que os mesmos possam participar efetivamente em sociedade e poderem exercer seus direitos e deveres cotribuindo para uma melhor qualidade de vida.
    Sheila Roberta

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  34. Ana Maria Ferreira
    Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e comunicação, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada aprendiz resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, sistematizador de ideias e experiências, possibilitando o diálogo e a colaboração. A aprendizagem é um processo de construção do aluno – autor de sua aprendizagem –, mas nesse processo o professor, além de criar ambientes que favoreçam a participação, a comunicação, a interação e o confronto de ideias dos alunos, também tem sua autoria. Cabe ao professor promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o envolvimento e a livre participação do aluno, fornecendo informações relevantes, favorecendo a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem uma aprendizagem significativa.

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